Os Benefícios da Farinha de Casca de Banana

casca de Banana

A casca de banana muitas vezes é desperdiçada, mas ela é altamente nutritiva e pode ser a base até para biscoitos saudáveis. Vamos explorar os benefícios dessa incrível farinha e como ela pode transformar a sua alimentação.

Por que a Casca de Banana é Nutritiva?

Muita gente acha que é lixo, mas as cascas de banana podem ser um alimento e tanto. Várias pesquisas já demonstraram que elas podem ser a base para muitos preparos, especialmente quando transformadas em uma farinha — o alimento pode ser uma alternativa mais saudável com textura semelhante à farinha de trigo.

A farinha de casca de banana deve ser preparada a partir das cascas secas e trituradas da fruta. A secagem pode ser feita ao expô-la ao sol por cerca de dois dias ou em uma estufa aquecida a cerca de 60 ºC por 15 horas. As cascas ficam frágeis como folhas secas e, trituradas, podem ser o passo inicial para centenas de preparos alimentares.

Benefícios Nutricionais da Farinha de Casca de Banana

A farinha da casca de banana contém diversos nutrientes importantes:

  • Antioxidante luteína: Ajuda a reduzir o envelhecimento celular.
  • Aminoácido triptofano: Essencial para a formação dos músculos e da serotonina.
  • Fibras: Ajudam no funcionamento do intestino.
  • Potássio e cálcio: A casca da fruta tem até mais potássio e cálcio do que o resto dela.

Biscoito com Farinha de Casca de Banana é Mais Nutritivo

Um estudo de 2022 feito por químicos da Índia e publicado na revista científica Food Science & Technology comparou a riqueza nutricional de biscoitos que haviam sido produzidos parcialmente com a farinha de casca de banana com alguns criados à base exclusiva de trigo.

Quando os produtos do experimento foram testados em termos de sabor, os consumidores relataram que ficaram muito satisfeitos. Além de contribuir com o gosto das receitas, os biscoitos feitos com 5% a 15% de farinha de banana tiveram maiores índices de fibras, magnésio, potássio e compostos antioxidantes.

O estudo descobriu, porém, que em grande escala, a farinha de banana pode ser muito custosa e trazer prejuízos à textura da receita. Por isso, a proporção aconselhada de uso foi enriquecer em 7,5% a 10% a farinha de trigo com o subproduto da banana. Assim, os biscoitos mantinham a consistência e tinham um maior teor de proteínas, carboidratos e gorduras saudáveis.

Dicas para Utilizar a Farinha de Casca de Banana

  1. Preparação: Certifique-se de lavar bem as cascas de banana antes de secá-las. Use bananas orgânicas para evitar pesticidas.
  2. Armazenamento: Guarde a farinha em um recipiente hermético para preservar suas propriedades.
  3. Substituição: Use a farinha de casca de banana para substituir parte da farinha de trigo em receitas de bolos, pães e biscoitos.

A farinha de casca de banana é uma excelente forma de aproveitar um subproduto que normalmente seria descartado, agregando valor nutricional às suas receitas e contribuindo para uma alimentação mais sustentável.

Experimente incorporar essa farinha na sua cozinha e descubra os benefícios que ela pode trazer para a sua saúde e bem-estar!

Se você quer ver mais sobre Os Benefícios da Farinha de Casca de Banana visite a nossa página de Alimentação saudável.

Talvez você possa gostar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Go up

Este site utiliza cookies para garantir a melhor experiência possível para você. Ao continuar a navegar neste site, você concorda com o uso de cookies. Para mais informações. Consulte nossa Política de Privacidade